Censura, comunismo e fim da corrupção. Será?

Facebook

Que o Brasil está extremamente polarizado, qualquer pessoa com 2 neurônios consegue notar. Mas é preciso usar um número um pouco maior dessas células cerebrais para discutir os assuntos trazidos no título desse post: censura, comunismo e fim da corrupção.

Começando do mais elementar que é -tcharãm!- pesquisar o que cada um desses termos significam. E ressaltando, antes de trazer as descrições: você obviamente não precisa confiar no que está escrito aqui, pode pesquisar por conta própria e vai chegar a resultados parecidos se utilizar fontes confiáveis. 

Essa é a definição de censura trazida pelo Google diretamente do dicionário Oxford Languages.

Agora, usando um pouquinho de interpretação de texto, temos um trecho muito interessante: "[...] com base em critérios morais ou políticos, para julgar a conveniência de sua liberação à exibição pública, publicação ou divulgação.". Existe uma grande diferença entre proibir algo por motivações políticas, que é o caso da censura, e proibir algo por motivações legais 一 no sentido de leis, mesmo.

Aparentemente, no imaginário de muitas pessoas, não existe um limite para o que pode ser dito, escrito, falado. Qualquer coisa que a pessoa quer dizer, acredita estar respaldada pela liberdade de expressão. Porém, a liberdade de expressão não é o direito de falar o que quiser, sem qualquer limite ou bom-senso. E quem está dizendo isso não sou eu, mas a constituição brasileira. E não vale ler só a primeira linha, só até onde convém e ignorar o resto. A lei é clara: você é livre para expressar o que você pensa, desde que respeite a lei. Incitar ódio, preconceito, divulgar mentiras... pois é amigo, amiga, ainda é crime. Desculpe, Monark, mas não: proibir fake news não é proibir a verdade. Proibir fake news é seguir as leis do país em que moramos.

É bastante interessante uma frase deste artigo da BBC sobre liberdade de expressão: "Mas a defesa dela [liberdade de expressão], na maioria dos países democráticos, passa por não violar o direito dos outros nem levar a males evitáveis." e ela ilustra exatamente o que a liberdade de expressão é: um direito que, como qualquer outro, deve seguir a lei. 

Até aqui, já aprendemos uma lição: proibir disseminação de mentiras, as famosas fake news, não é censurar e sim seguir a lei.

Próximo e polêmico tópico: comunismo. Afinal, que p* é essa? Vamos estudar mais um pouquinho. 


O comunismo pressupõe ausência de classes sociais, Estado, propriedade privada. Mas veja bem: o Brasil é capitalista. Não existe nenhuma política real, nem proposta, para encaminhar o Brasil para o comunismo. Sabe aqui no Brasil com qual intuito é que se levanta a bandeira da "ameaça comunista"? Para promover pautas antidemocráticas. Você pode ler essa matéria em que os especialistas Daniel Pradera (historiador) e André Pereira César (cientista político) falam sobre isso. Esse discurso é para criar pânico nas pessoas e fazerem com que elas apoiem os partidos que divulgam essa desinformação. 

É interessante como no palco político atual, foi feita uma analogia entre comunismo e corrupção, de modo que as pessoas associam o comunismo a candidatos que sequer defendem o comunismo e junto com o pacote vem a corrupção. Moral da história: no imaginário coletivo, os candidatos vistos como comunistas são vistos também como corruptos. Automaticamente, os candidatos que se dizem anticomunistas são não-corruptos, ou seja honestos. Será?

Assim vamos para o nosso último assunto: acabou a corrupção no Brasil? Eu adoraria te dizer que sim, mas eu estaria mentindo. O que acabou foram as investigações sobre a corrupção. O que está acontecendo é um movimento de descredibilizar o STJ, é um movimento de convencer as pessoas de que jornais, revistas, noticiários do mundo todo estão errados, e correto está somente o que sai da boca dos então "anticomunistas". E se a população não confia no seu poder judiciário, nem nos meios de comunicação, como vão descobrir o que realmente se passa no país?

Esse episódio do Greg News aborda de forma cômica um assunto sério: o orçamento secreto. Orçamento secreto é um fato. E eu sinceramente não entendo como conseguiram naturalizar essa prática de destinar dinheiro público de forma sigilosa, sem que nós, população e dona desse dinheiro, saibamos para a mão de quem foi e o que foi feito. Já pensou, se alguém pegasse seu salário todo mês, você não saberia quem foi essa pessoa e muito menos o que foi feito com o dinheiro? É isso que está acontecendo nesse momento no nosso país. 

Além do orçamento secreto, quer caso mais escancarado de corrupção do que o que vimos na CPI do Covid? Um governo cobrar propina de U$ 1.00 por dose de vacina? Vacina que é comprada com o dinheiro dos nossos impostos?? Sendo a saúde um direito de todos e dever do Estado? (olha a lei brasileira, de novo).

Não há nada que enfie na minha cabeça que tudo isso que está acontecendo no Brasil é normal. Eu escolhi apenas 3 tópicos para discutir e o texto já ficou gigante. Eu sinto muito pelas pessoas que estão sendo enganadas por esses discursos, mas não: não houve censura ao jornal lá, não há ameaça comunista e, infelizmente, a corrupção está a todo vapor aqui no nosso país. 

Se você quiser entender mais sobre o nosso país, te sugiro a série Caminhos do dinheiro, e esse post sobre o Paradoxo da Tolerância

Quer saber mais sobre democracia? Sugiro essas leituras:






Censura, comunismo e fim da corrupção. Será? Censura, comunismo e fim da corrupção. Será? Reviewed by Thaw on outubro 27, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.