Escreva um livro em um mês!

by - 13:41





 Escrever um livro é o sonho de muita gente, especialmente depois do boom de jovens leitores e plataformas digitais para publicação de histórias. As ideias, mundos e personagens parecem ter vida própria, e dos rascunhos mentais o romance propriamente dito sempre parece estar num futuro distante. A dificuldade de escritores iniciantes é compartilhada pela maioria. A tal inspiração não chega, os textos se mostram abaixo do que esperávamos e de repente, a coisa mais fácil de escrever o livro dos sonhos é imaginá-lo, pois colocar no papel é uma batalha terrível.

Para moldar os escritores iniciantes a superarem essas adversidades, existe um projeto no mínimo, espetacular. O NaNoWriMo (National Novel Writing Month) é um projeto internacional que desafia aspirantes a escreverem um livro em quatro semanas, com 50.000 palavras (1.667 palavras por dia!). O desafio é internacional, e acontece todos os anos no mês de Novembro. Ao final, os vencedores têm como prêmio o fruto do próprio trabalho: o primeiro rascunho de seu romance, além do crescimento como autor.

 Basta se inscrever no site e começar a partida em 01 de Novembro. Lembre-se que aqui, o importante não é a qualidade do trabalho, e sim a quantidade. O objetivo principal é fazer as pessoas sentarem todos os dias e escreverem, construindo uma postura mais profissional, aonde a espera pela “inspiração” que nunca vem é substituída pela prática, pela rotina da escrita – o que é o primeiro passo para caminhar rumo a almejada atividade de romancista.

 Se você já tiver um romance há muito tempo na cabeça, pode não ser uma boa ideia usá-lo no desafio. Histórias já criadas, principalmente as que temos um carinho especial, podem te fazer querer caprichar além da conta, o que aumenta ainda mais a auto-pressão que já é muita. Anote: Quantidade e rotina te fazem vencer o desafio, o capricho vem mais tarde – depois que você tiver em mãos seu rascunho maravilhoso.

 Sendo assim, prepare seus teclados, as xícaras de café e paciência, além de muita força de vontade; e dê a largada no mês de Novembro, junto com milhares de outros autores. Como a dificuldade é grande, é comum os participantes escreverem mini-diários, onde contam das dificuldades ou superações durante os dias do desafio. É uma boa forma de refletir sobre o rendimento no final de cada sessão de trabalho.

 Nós aqui da Tribo participaremos do Desafio esse ano e convidamos a todos a tentarem a empreitada. Se tudo correr bem, faremos diários e publicaremos toda a semana, para vocês acompanharem o processo e entrarem no clima. Até lá, vamos todos construir plots malucos e acumular energia, e torcer para não entrarmos em pânico em Novembro.       
  
 Inscreva-se no aqui no Desafio.
 Veja também este Diário de Bordo no site Escriba Encapuzado.  



You May Also Like

0 comentários