Homens e mulheres aposentando com a mesma idade: o que fazer?

Incrível - editada

Você provavelmente já ouviu em algum lugar a conversa de que há uma proposta para alteração nas regras da aposentadoria e que uma das propostas é que homens e mulheres aposentem com a mesma idade (65 anos). Por estar em um intercâmbio, acabo descobrindo muitas coisas pelo Twitter e pesquisando sobre; e acho que posso contribuir com algumas verdades doloridas.

Começo dizendo que não vou problematizar a equiparação na idade para aposentadoria entre os sexos, e nem falarei sobre os motivos pelos quais mulheres costumam aposentar mais cedo. Adoraria discutir o assunto, mas não acho que isso vai ajudar a resolver o problema que é: vamos ser capazes de nos aposentar? Quando?

A primeira coisa que tenho para dizer é NÃO conte com aposentadoria. Eu sei que é injusto, depois de trabalhar tantos anos e ter um valor descontado do seu pagamento todo mês, ouvir uma coisa dessas. Mas a verdade é que a aposentadoria sempre foi calculada de modo que as pessoas recebessem o benefício pelo menor tempo possível. Com o aumento da expectativa de vida, também aumentará a idade mínima, bem como os anos mínimos de contribuição. Em um país repleto de desemprego, empregos informais, e trabalhos não registrados em carteira, é bem difícil acumular o tanto de anos necessários para aposentar. Então, o que vamos fazer? 

Investir na nossa própria aposentadoria.

Até alguns anos atrás, investir era um privilégio para poucos. Não tanto pelo valor que era necessário para começar, mas sim pela falta de informação sobre isso. Eu assisti a uma palestra sobre isso quando tinha meus 17 anos e pensei "Vou começar a investir" e desisti pouco tempo depois porque não conseguia encontrar nenhum artigo na internet que fosse simples o bastante para eu, leiga, entender. Agora, entretanto, entender sobre investimentos é fácil e muito possível. 

A pioneira do ramo foi a Nathalia Arcuri, do canal e blog Me poupe! e eu falei brevemente sobre ela nesse post. No canal dela, aprendi que podemos começar a investir com R$ 30, e que não precisamos pagar alguém para investir por nós, porque é algo realmente simples. Meio óbvio, porém não estou recebendo nada para falar sobre isso, apenas a satisfação pessoal de levar essa informação para pessoas que talvez ainda não saibam dessa possibilidade.

Eu sei que existem várias realidades diferentes no Brasil, e eu sei que tem muita gente que é muito pobre. Pessoas para as quais a expressão "vender o almoço para comprar a janta" se aplica literalmente. Essas são pessoas que geralmente estão mais expostas a vulnerabilidades sociais como drogas, fome, desemprego, criminalidade, entre outros. São pessoas que dependem de ONGs, governo e caridade de terceiros para sobreviver. Pessoas que não tem acesso à internet, que não sabem ler, entre outras tantas coisas. Para essas pessoas, esse post não vai fazer sentido, porque elas não têm o mínimo para sobreviver. 

Mas se você não faz parte desse grupo, eu afirmo: você é, sim, capaz de investir uma parcela de dinheiro todo mês. Nós gastamos dinheiro com muitas coisas que não queremos e não precisamos. Gastamos dinheiro para mostrar para outras pessoas que temos coisas e que podemos comprar coisas. E não acho que você deveria parar de fazer essas coisas, se isso te faz feliz. Estou apenas te convidando a incluir no seu orçamento mensal um investimento no seu próprio futuro. 

Com as novas mudanças das regras de aposentadoria, muitas pessoas se sentirão desamparadas pelo Estado e até mesmo enganadas, depois de tanto tempo de contribuição. Você pode gastar sua energia discutindo o assunto, batendo o pé e brigando, ou você pode se adaptar e tomar as rédeas da sua vida financeira, incluindo a sua aposentadoria.

Vou deixar aqui embaixo alguns vídeos que acredito que possam te ajudar e espero que você consiga construir sua própria aposentadoria sem contar com o Estado, porque, bom, ele vai te decepcionar. 

Homens e mulheres aposentando com a mesma idade: o que fazer? Homens e mulheres aposentando com a mesma idade: o que fazer? Reviewed by Thaw on fevereiro 09, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.