O que é a Nanno?

Antes de iniciar essa leitura, gostaria de ressaltar que a série que inspirou esse post tem classificação 18+, contém cenas de violência e conteúdo sexual, de modo que se você não é o público desse tipo de conteúdo, esse post provavelmente não vai te interessar. Dito isso, vamos às divagações.

Assistindo a vídeos de resumos de filmes e séries no Youtube, me deparei com um que resumia um episódio da série A garota de fora (Girl from nowhere). Adoro essas premissas meio dark e justiceira e resolvi assistir. Fiquei tão empolgada com a personagem Nanno que achei que valeria a pena vir aqui discutir com vocês o que acho que ela é. 

Se você nunca ouviu falar na série, imagine o seguinte cenário: uma aluna nova chega para seu primeiro dia de aula na escola. Essa aluna é a Nanno. Ela acaba se aproximando de pessoas ー seja alunos ou professores ー e revelando crueldades, segredos escondidos, desmascarando elas. A Nanno em si não toma decisões que gerem os problemas, mas incita as pessoas a fazê-lo, Nanno não m4ta uma pessoa sequer, são sempre as outras personagens que tomam atitudes irresponsáveis, cruéis, estúpidas ou impensáveis. A série é episódica, e salvo raras exceções, um episódio não é sequência do outro. Mas ao final de cada episódio, a pergunta que nós, telespectadores, nos fazemos sempre é: o que é Nanno?

"Nanno é Nanno"

Essa é a resposta que ela dá quando alguém percebe que ela é anormal 一 quando, por exemplo, alguém m4ta ela e Nanno está na escola novamente no outro dia, como se nada tivesse acontecido. O que se pode afirmar com toda certeza é que Nanno tem uma aparência humana, contudo está longe de ser uma pessoa normal. 

Minhas primeiras impressões ao começar a assistir a série é que juntaram Jigoku Shoujo com as premissas das escritas de Machado de Assis e Edgar Allan Poe. Eu explico.

Jigoku Shoujo é um anime japonês (também conhecido como Hell Girl) no qual a personagem principal recebe pedidos de vingança e os concretiza levando a alma do vingado e do objeto de vingança para o inferno. Ela sempre questiona a pessoa objeto da vingança sobre arrependimentos, ou questiona suas atitudes que deram origem à vingança. Enfim, algo muito parecido acontece com a Nanno, que em muitas situações questiona personagens sobre eles terem certeza do que estão fazendo ou se acham que aquela é a coisa certa a se fazer. Uma diferença é que a Nanno nunca m@ta ninguém, quando há uma vítima fatal de algum acontecimento, são as próprias personagens que fazem isso. Nanno não leva nenhuma alma para lugar nenhum, diferente da Jigoku Shoujo.

Machado de Assis trabalha muito com o que há de pior no ser humano e em como as pessoas justificam suas características mais duvidosas como se qualquer coisa pudesse ser perdoada ou amparada por argumentos muitas vezes vazios. Contos como "O enfermeiro" ou "Pai contra mãe", por exemplo, ilustram bem isso.

Nanno também desmascara a hipocrisia e falsidade humana. Cria situações que colocam a integridade moral das pessoas à prova. E algumas pessoas, com os  estímulos certos ー ou os errados, como preferir chamar ー, mostram como podem ser cruéis e incrivelmente desumanas para se sentirem melhor. É como ouvi uma vez: é muito fácil se orgulhar de uma honestidade que nunca foi posta à prova. Cauê Moura disse isso e para mim fez todo o sentido. 

Note que isso não significa que existam apenas pessoas boas e pessoas más. Existe uma nuance gigante entre o bem e o mal e pessoas podem ser boas e ter atitudes cruéis, assim como podem ser cruéis e serem capaz de uma bondade. Vários episódios vão demonstrar isso, seja através da culpa e remorso sincero que um personagem sinta ao se deixar levar por vaidade, ou em como um personagem pode ser apontado como mau por todos e no fim agradecer à Nanno por finalmente poder se reencontrar com o pai ー mesmo que para que isso acontecesse ele tenha sido preso por um roubo mal sucedido planejado com a Nanno que é o motivo do fracasso dele.

E finalmente, temos Poe. Vários de seus contos exploram, não o que há de pior no ser humano, mas sua loucura. Aquelas coisas malucas que as pessoas fazem e ninguém consegue entender o porquê. Temos várias personagens que aparecem na série que se enquadram nessa categoria ー a própria Nanno, quando gargalha descontroladamente em situações bizarras deixando as pessoas em seu entorno desconfortáveis ou a professora que perde a razão após ser abandonada pelo marido que se envolveu com uma aluna.

Nos dois últimos episódios temos uma visão do que pode ter dado origem à Nanno. Não que vá ter qualquer explicação sobre o que ela realmente é, mas os episódios são totalmente diferentes de tudo que teve antes. Caso queria que eu escreva minhas divagações sobre esses dois episódios, deixe nos comentários. Lembrando que afirmar que talvez a origem da Nanno seja apresentada nos dois últimos episódios da primeira temporada é somente uma teoria.

Para finalizar, a Nanno é essa entidade poderosa, com tendência caótica e neutra (jogadores de RPG entenderão), que confronta e desmascara a natureza humana. 


O que é a Nanno? O que é a Nanno? Reviewed by Thaw on março 12, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.