5 livros de ficção científica para quem não é fã do gênero

 

Recomendações ficção científica


A ficção científica é um gênero muito amado e injustiçado ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo em que figura em histórias hiper famosas do cinema e televisão (Marvel, Star Wars, Avatar, Star Trek, Doctor Who etc.), quando falamos da mídia literatura, algumas pessoas torcem o nariz ou nunca leram de fato, achando que a ficção científica se trata de descrições longas de tecnologia, conceitos complexos de ciência e termos técnicos.

Mas os livros nesse universo tão vasto vão muito além disso! Desde histórias de fantasia no espaço até contos no futuro sobre a existência humana, a ficção científica tem livros com uma diversidade estonteante de temas, conteúdos e estilos.

Vamos ver a seguir algumas indicações de livros de ficção científica para quem nunca leu, não gosta ou simplesmente tem preconceito contra esse gênero. Coloque as obras na sua lista de desejos ou já compre para começar a ler desde já!



5. O Conto da Aia

◆ livro de ficção científica com distopia



Título: O conto da Aia.

Autora: Margaret Atwood

Páginas: 368

O Conto da Aia


Muitos pensam que a ficção científica se restringe a falar somente de tecnologia, mas isso não poderia ser mais além da verdade. O gênero, na maioria das vezes, foca no futuro e nas relações humanas que se adaptam - ou não - a ele. O conto da Aia é uma história realista sobre as consequências devastadoras de um grupo religioso subindo ao poder.

Na história, os Estados Unidos são atacados por um grupo cristão extremista, que acaba por tomando o governo. As primeiras pessoas a sentirem as consequências são as mulheres; pouco a pouco, elas vão perdendo direitos e logo, não têm mais direitos civis.

Os leitores seguem a protagonista vivendo nesse mundo extremista estabelecido, onde a única função das mulheres é a reprodução; e seguem também o início dessa transição, vemos como um país “comum” se torna pouco a pouco tomado por extremismo até que mulheres e minorias são tratados como sub-humanos.

E o mais assustador do livro é que ele é baseado em culturas e países reais que ainda existem hoje.


Confira a sinopse completa a seguir:

O romance distópico O conto da aia, de Margaret Atwood, se passa num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes. As universidades foram extintas. Também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa. Os cidadãos considerados criminosos são fuzilados e pendurados mortos no Muro, em praça pública, para servir de exemplo enquanto seus corpos apodrecem à vista de todos. Para merecer esse destino, não é preciso fazer muita coisa – basta, por exemplo, cantar qualquer canção que contenha palavras proibidas pelo regime, como “liberdade”. Nesse Estado teocrático e totalitário, as mulheres são as vítimas preferenciais, anuladas por uma opressão sem precedentes. O nome dessa república é Gilead, mas já foi Estados Unidos da América.



4. O Guia do Mochileiro das Galáxias

◆ livro de ficção científica com humor



Título: O guia do mochileiro das galáxias.

Autor: Douglas Adams.

Páginas: 208

O Guia do Mochileiro das Galáxias


Primeiramente nascido como histórias para a rádio da BBC e levemente inspirado na série Doctor Who, O Guia do Mochileiro das Galáxias foi publicado em 1979 e trouxe uma aventura espacial cômica e extremamente maluca. Com diálogos espertos, dinâmicos e comentários ácidos sobre o cotidiano, burocracia e a vida num geral, a obra é prova de que a ficção científica também pode fazer rir.

A história começa com Arthur Dent se recusando a deixar sua casa ser demolida para a construção de uma estrada. Mas esse é apenas o início de um dia péssimo, pois logo ele descobre que seu amigo Ford Prefect é um alienígena e que o planeta Terra será destruído. Quando isso acontece, os dois partem para as galáxias.


Confira a sinopse completa a seguir:

Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.



3. A Cidade e a Cidade

◆ Livro de ficção científica com suspense


Título: A Cidade e a Cidade

Autor: China Miéville

Páginas: 292

Adquira o livro aqui.
A Cidade e a Cidade


Quem gosta de um bom suspense e histórias de detetive, esta ficção científica é uma recomendação que não pode deixar de ser feita. Em um lugar onde duas cidades existem no mesmo espaço, os moradores são forçados a ignorarem a existência uma da outra. Mas o inspetor Tyador vai precisar quebrar essa regra para solucionar o assassinato de uma mulher e uma possível conspiração envolvendo as cidades.

Assim, mesmo para quem não é tão fã de ficção científica, mas gosta de um bom thriller e, melhor ainda, um bom thriller com críticas sociais, A Cidade e a Cidade é uma ótima opção para colocar na lista.


Confira a sinopse completa a seguir:

Quando o corpo de uma mulher assassinada é encontrado na decadente cidade de Beszel, em algum lugar nos confins da Europa, parece apenas mais um caso trivial para o Inspetor Tyador Borlú, do Esquadrão de Crimes Extremos. Mas, à medida que avança a investigação, as evidências começam a apontar para conspirações muito mais estranhas e mortais do que ele poderia supor. Logo seu trabalho o coloca, e aqueles ao seu redor, em perigo e Borlú deve viajar à única metrópole na Terra tão estranha quanto a sua, por meio de uma fronteira sem igual.

Em uma envolvente e premiada narrativa, híbrido de thriller policial e ficção científica, aos poucos descobrimos que a jovem assassinada tinha envolvimento com a agitação política e cultural entre Beszel e sua “cidade gêmea”, Ul Quoma. As duas cidades ocupam o mesmo espaço geográfico, mas constituem nações diferentes, monitoradas por um poder secreto conhecido como Brecha. O habitante de uma cidade é educado desde a infância a “desver” a outra cidade, seus habitantes, suas construções e os eventos que lá ocorrem. Em ambas as cidades, ignorar a separação, mesmo sem querer, é considerado um crime terrível, ainda mais grave do que cometer um assassinato.



2. Flores para Algernon

◆ livro de ficção científica com drama



Título: Flores para Algernon

Autor: Daniel Keyes

Páginas: 288

Flores para Algernon


Extremamente bem escrito, a linguagem da obra captura o estado mental do protagonista e muda conforme as alterações deste. Por meio de relatos em primeira pessoa, conhecemos Charlie, um homem com baixo QI que acaba sendo escolhido para ser a cobaia de um experimento científico. O objetivo é claro: fazer com que a inteligência de uma pessoa com deficiência intelectual aumente.

Cativante e tratando de temas delicados, esta ficção científica é perfeita para quem gosta de histórias dramáticas que não só fazem refletir, mas ficam com você por um longo tempo após a última página.


Confira a sinopse completa a seguir:

Aos 32 anos, Charlie trabalha na padaria Donners, ganha 11 dólares por semana e tem 68 de QI. Porém, uma cirurgia revolucionária promete aumentar a sua inteligência, considerada gravemente baixa. O problema? Enxergar o mundo com outros olhos e mente pode trazer sacrifícios para a sua própria realidade. E resta saber se Charlie Gordon está disposto a fazê-los.



1. A Biblioteca da Meia-Noite

◆ Livro de ficção científica com viagem no tempo & universos paralelos



Título: A Biblioteca da meia-noite

Autor: Matt Haig

Páginas: 308

Adquira o livro aqui.
A Biblioteca da Meia-Noite


Certamente, um dos lançamentos favoritos do ano! Descrito por alguns como “uma sessão de terapia”, este livro busca se aprofundar nas muitas vidas que a protagonista poderia ter vivido, caso tivesse feito escolhas diferentes. Todos temos nossos arrependimentos e fracassos, então o que aconteceria se tivéssemos dito “sim”? Ou se tivéssemos dito “não”? Como nossa existência iria se reverberar se tivéssemos escolhido diferente?

É essa miríade de possibilidades que a protagonista passa. Após um dia terrível, juntamente pelo peso de tempos vazios e depressivos por quais ela passa, Nora comete suicídio. Numa espécie de pós-vida, ela tem a oportunidade de refazer os caminhos de sua existência, vivendo vidas que ela poderia ter vivido.

A Biblioteca da Meia-Noite é mais que uma ficção científica sobre universos paralelos ou viagem no tempo, ela é antes de tudo, uma história sobre arrependimentos e dor, mas também sobre possibilidades, anseios, sonhos e, mais do que tudo, sobre celebração da vida.


Confira a sinopse completa a seguir:

Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.

Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?

Em A Biblioteca da Meia-Noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.





Artigo escrito por: @blumcamp





5 livros de ficção científica para quem não é fã do gênero 5 livros de ficção científica para quem não é fã do gênero Reviewed by Alana Camp. on maio 14, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.