A polêmica 2º temporada de One Punch Man

OPM S2 | PV/Trailer
Este artigo foi escrito antes do lançamento da 2º temporada, para as impressões após o lançamento, você pode ler este aqui. Boa leitura!


O que fazer quando o anime mais esperado do ano resolve te dar um soco na cara? Se uma espera de cinco anos já era ruim o suficiente, o bafafá sobre a segunda temporada de One Punch Man surgiu neste mês no meio de trailers e marketing duvidosos. Eu e nem outros fans estão muito felizes. Antes de ficar nervoso diante de um possível "hate" a uma temporada que nem estreou, já adianto que sou uma das poucas pessoas que tinha genuinamente acreditava que a segunda temporada seria tão boa quanto à primeira. Além disso, posso ser o que as pessoas chamam de "fanboy" (fangirl?). Se você colocar o Saitama em algum episódio, capítulo ou especial, eu vou gostar automaticamente; por isso, quando finalmente resolvo falar de coisas incertas e problemáticas em relação à nova temporada, pode ter certeza que isso dói mais em mim do que em você, caro leitor. 

Antes, vamos fazer o resumo básico. Caso viva num outro planeta ou simplesmente não conhece os bastidores, One Punch Man mudou de estúdio e direção. O anime fora produzido pela Madhouse (a produtora de Death Note) e dirigido pelo competente Shingo Natsume. Na época, One Punch Man sofreu um caso especial na produção, muito por conta dos contatos de Natsume: o diretor reuniu artistas profissionais de diversos estúdios. Por conta da equipe multi-técnica de outros estúdios cooperando junta, a primeira temporada conseguiu uma animação cortejada e invejada, tanto que mesmo se o anime continuasse na Madhouse, provavelmente esse tratamento especial não aconteceria de novo. Quanto mais profissionais envolvidos em um projeto, mais dinheiro é gasto e quanto mais a qualidade é buscada, mais tempo é cobrado. Se a primeira temporada foi feita com esmero e feito sucesso de crítica e público, mover todos os pauzinhos para que o segundo ano fosse produzido da mesma maneira era um sonho alto demais.

OPM S2| Garou
Em 2017, foi anunciado que a Madhouse entregaria One Punch Man para o estúdio JC Staff. E pior: Natsume não seria mais o diretor, pois estaria envolvido com outros projetos. Ou seja, já não mais haveria a cooperação de profissionais de diferentes estúdios para tentar seguir o tratamento da primeira temporada, OPM seria animado como qualquer outro anime da estação, dentro e tão somente sob as asas da JC Staff. Em outras palavras, a perda de Natsume foi pior que a perda da Madhouse.

Agora, em 2019, tivemos o primeiro trailer da nova temporada e não parece muito promissor. Todas as telas pretas, cortes estranhos e edição forçada sugerem que a animação simplesmente não está pronta. Duas cenas chamaram negativamente a atenção dos fãs: primeiro: Genos aparece com o corpo quase que totalmente feito por CGI, o ciborgue completamente parado e a câmera tremendo para dar a ilusão de movimento. A segunda, Saitama pulando do prédio, mas novamente, o corpo sem movimento, como se os animadores pegassem uma imagem parada e a arrastassem, o que causou a impressão de que Saitama voava. Em resumo, um trailer pessimamente editado como que feito para esconder o máximo possível de animação. 

E ao que parece, são somente cenas do primeiro episódio (!). Imagine um estúdio animando uma história com treze ou mais episódios cerceada de cenas ação em menos de 20 dias. A ideia que eu tinha da JC Staff estar animando desde que recebera os direitos foi completamente destruída, mas para ser justa, não pudemos culpar 100% o novo estúdio.

Primeiro: o anime foi lançado em 2015, virou um grande hit e precisava de uma segunda temporada. No entanto, One Punch Man tem uma característica peculiar: o mangá demora a ser lançado. Em 2016 e 2017 simplesmente não havia capítulos suficientes para se produzir uma segunda temporada. O mangá tem sua história baseada na webcomic criada pelo autor ONE. Então, o mangá é desenhado por Yusuke Murata e escrito por ONE (pois normalmente ele reescreve diversas partes da webcomic para desenvolver melhor personagens e plots). Um mangá feito por duas mãos pode naturalmente ser mais demorado, e tudo fica mais lento por Murata redesenhar capítulos inteiros quando não está satisfeito e ONE acrescentar muito mais história do que originalmente havia em sua webcomic. 

OPM Mangá | Arte por Yusuke Murata 
Se o resultado final são histórias extremamente bem desenhadas (Murata é reconhecido como um dos melhores artistas atualmente na indústria), em contrapartida, os lançamentos são esparsos. A webcomic está muito a frente do mangá, mas o estúdio precisa esperar as edições desenhadas pelo Murata para adaptar. 

A demora de uma produção concreta de OPM II causou certa ansiedade no mercado. Com somente 13 episódios, OPM virou um fenômeno no mundo todo e mesmo após cinco anos se configura na lista de animes mais populares segundo o myanimelist. Um anime dessa proporção estava demorando demais e com o receio da fagulha se enfraquecer, eles não podiam esperar por Natusme daqui a alguns anos; tinham de fazer agora. Correndo. 

Não sei ler japonês, não sei exatamente o que se passa na cabeça dos executivos ou que de fato influencia o mercado da animação. Mas o que vejo são as pessoas preferindo esperar mais anos para uma qualidade superior do que uma temporada agora, apressada e feita às coxas. Em cinco anos sem novos episódios e com um trailer ruim, One Punch Man mesmo assim é o anime mais esperado de 2019. E mesmo com a desconfiança, todo mundo vai ver. Se as pessoas ainda tem a ânsia de ver Saitama mesmo depois de cinco anos, desconfio que o hype iria perdurar muito mais anos. E claro, a internet explodiria de uma maneira muito mais positiva do que está sendo agora.

Apesar de tudo, ainda sou uma fã e espero que a temporada seja proveitosa de um jeito ou de outro. Todos os posteres estão muito bonitos, as músicas de aberturas e encerramento estão excelentes, e apesar de certos comentários paranoicos, o design de personagem está bom (o supervisor de design é o mesmo da primeira temporada). Ainda assim, OPM II está recebendo muito hate, principalmente dos fãs e eu entendo. Costumo dizer que o que mais importa sempre será a história, se animação e os efeitos forem abaixo do esperado, é passável, pois é a história que te segura; o problema é que no caso, a história já é contada no mangá. A única coisa que o anime supostamente deveria trazer de novo, é a animação. Mas sei que no mundo real, a maior parte das pessoas não leem mangás, então pelo menos, para essas pessoas a história será aquilo que as pegará. 

OPM | Primeiro pôster oficial da S2
Não espero exatamente uma obra-prima da animação, mas como uma pessoa que amou cada minuto dos capítulos que serão adaptados, não consigo sentir nada a não ser a expectativa de ver os personagens em tela. Como disse, se Saitama está lá, já vou ficar minimamente contente. Mesmo que eu prefira esperar mais anos por uma animação melhor, se é o que tem pra hoje, fico feliz por matar a saudade em assistir esse universo. Apesar de tudo. Se for bom, felicidade, se não for, paciência. De qualquer forma, vamos torcer para uma terceira temporada dirigida novamente por Natsume e, quem sabe, no estúdio Bones (o mesmo de Mob Psycho 100 e My Hero Academia). Poxa, podemos sonhar!




A polêmica 2º temporada de One Punch Man A polêmica 2º temporada de One Punch Man Reviewed by Alana Camp. on março 31, 2019 Rating: 5

2 comentários:

  1. Vdd mano, tomara q a 3°temporada venha com a animação boa, pq os outros animes de one tem animação boa e one punch man vem com animação muito ruim, mais mesmo assim assistir e gostei a trilha sonora perfeita, só animação ruim mais a história boa.

    ResponderExcluir
  2. Vdd mano, tomara q a 3°temporada venha com a animação boa, pq os outros animes de one tem animação boa e one punch man vem com animação muito ruim, mais mesmo assim assistir e gostei a trilha sonora perfeita, só animação ruim mais a história boa.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.