Given: a música expressando as dores da alma

Pinterest
No último final de semana assisti a primeira temporada de Given. Eu já tinha começado a leitura em  outra ocasião, mas parei e não sei ao certo o porquê. O anime foi lançado em 2019 e hoje vou contar as minha impressões sobre ele. Isso inclui spoilers!

Título: Given
Autor: Natsuki Kizu
Episódios: 11
Gênero: Josei, BL
Terminado: Sim


Sinopse:

A história começa quando Ritsuka Uenoyama encontra Mafuyu Sato dormindo em uma escadaria da escola. Mafuyu vê que Ueno tem uma guitarra e ele, que também carrega uma, pede que Ueno o ensine a tocar. Ueno é praticamente um gênio autodidata e faz parte de uma banda. Também são membros dessa banda Haruki Nakayama e Akihiko Kaji. Mafuyu começa a frequentar alguns ensaios da banda para aprender mais sobre guitarra, uma vez que ele não sabe nada sobre o assunto. E é assim que os caminhos dos quatro começam a se embrenhar para construir a história do anime. 

Mafuyu é um personagem tímido e reservado. Ele é um completo ignorante quando o assunto é guitarra, não sabendo sequer o nome das partes que a compõe. Ele tem essa fixação com aprender tocar guitarra e o motivo é um verdadeiro mistério no começo. Quando ele encontra Ueno, surge a oportunidade perfeita para aprender tudo sobre o assunto. Quando Ueno toca um acorde simples, Mafuyu fica impressionado e quer muito aprender aquele acorde. 

Anime 21
Ueno, por sua vez, não sabe ao certo como ensinar alguém a tocar, pois ele aprendeu sozinho. Mesmo assim começa a ensinar Mafuyu - porque sabia que ele não iria desistir enquanto o Ueno não cedesse. Em um momento da história, Ueno questiona sobre qual é a música favorita de Mafuyu, e ele diz que não sabe, mas que tem uma que não sai de sua cabeça.

E então ele cantarola a música no la-la-la. 

Gente, quando ele abre a boca, você ouve o la-la-la mais triste de sua vida. 

Com o passar dos episódios, vemos o crescente interesse de Ueno em Mafuyu, e começa a ficar claro que ele está apaixonado. Também descobrimos um boato de que Mafuyu tinha um namorado na outra escola em que estudava e que esse moço se matou, e que Mafuyu é provavelmente responsável por isso. Mas apesar de o anime ter, sim, um clima de romance yaoi, o foco principal é no que está por trás da tristeza de Mafuyu. E esse boato que citei está parcialmente correto.

O ápice da história acontece quando Sato canta em uma apresentação da banda, no episódio 9. Todo mundo fica boquiaberto, não apenas com seu talento vocal, como também com a letra em si. Eu chorei com a música, especialmente com o casamento perfeito entre a letra, canção e flashbacks da história de Mafuyu e Yuki. Como essa apresentação é o ponto alto do anime, os últimos dois episódios acabam sendo corridos e meio sem graça, mas nada a ponto de estragar o que fora construído até ali. 

Minas Nerds
No geral, eu amei muito esse anime e assisti em dois dias. Ele é bem curtinho, dá pra assistir em uma sentada e é bem bacana de ver com alguém que a gente goste - que não vá julgar nossas lágrimas e talvez chore junto com você. 

E pra quem ficou curioso, Given, o nome que dá nome ao anime também é o futuro nome da banda dos meninos.

E isso é tudo, pessoal! 

Nota: ☆
Given: a música expressando as dores da alma Given: a música expressando as dores da alma Reviewed by Thaw on janeiro 21, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.