O Twitter desvaloriza a Literatura. Vamos mudar isso! #VerificaLiteratura


Para quem é leitor engajado no Twitter já deve ter se deparado com a hashtag #VerificaLiteratura que começou a aparecer nos últimos dias. Explico. Ela faz parte de uma campanha contra a desvalorização que o Twitter Brasil dá para os perfis literários. É normal que celebridades e pessoas ou entidades fundamentais em seus respectivos campos de atuação sejam verificados, em outras palavras, tenha contas oficiais. Isso acontece com grandes empresas, políticos, artistas e em todos os campos de pessoas consagradas em suas áreas. Ou deveria. 

O Twitter Brasil simplesmente não reconhece muitos perfis literários e não estou falando só de nomes pequenos, as grandes editoras são esquecidas também. Intrínseca, Companhia das Letras, Grupo Editorial Record, Editora Arqueiro e muitas outras. São profissionais que espalharam a literatura para o público brasileiro e moldou a nossa cultura pop através sucessos sucessivos nas livrarias e adaptações. Não se enganem: sem a tradução e publicação de obras famosas, a maioria dos brasileiros jamais nem teria conhecido a maioria dessas obras. Elas não passariam de traduções de fãs lidas por nichos. A publicação da saga Crepúsculo e Percy Jackson e os Olimpianos pela Intrínseca iniciou muitos brasileiros ao hábito da leitura, fez com que as crianças e adolescentes de ontem fossem leitores engajados hoje. A Editora Leya Brasil com a publicação de Guerra dos Tronos moldou completamente o cenário pop do Brasil.



As pessoas se esquecem que grande parte da indústria do cinema e TV, uma roda bilionária, depende da literatura para existir. Sem os livros, novels ou até os gibis, sejam do ocidente ou oriente, toda a cultura de entretenimento iria minguar até quase morrer. Seja os personagens que valem uma nota como Marvel ou DC Comics, até os clássicos consagrados como Sherlock Holmes e Drácula, as publicações feitas por editoras sempre ditaram a cultura de entretenimento vigente. Tire isso e mate mais da metade das obras de sucesso da HBO, Netflix ou literalmente qualquer canal ou serviço de streaming. Disney? Praticamente todos os trabalhos deles vêm da literatura. 

Por isso, a campanha #VerificaLiteratura tem o objetivo de valorizar os profissionais e pressionar o Twitter Brasil para verificar os perfis voltados à literatura. Parece pouco, mas os detalhes fazem a diferença. Não é só um selo de oficialização, é o Twitter levando a sério o trabalho de milhares de profissionais na indústria do livro, sejam eles editoras, autores ou divulgadores. Se estúdios que produzem histórias através de câmeras são importantes o suficiente para serem verificados, por que editoras que contam histórias através de palavras e abastecem os estúdios com elas não podem?


A campanha foi criada pelo perfil @SemSpoiler. Para participar, basta pressionar o Twitter Brasil e citar os perfis literários que merecem ser verificados. Vá no Twitter e use a hashtag #VerificaLiteratura e pressione. Marque autores e editoras e use a imagem desta publicação se quiser. Curta e dê RT em tweets com essa hashtag. Participe!


O Twitter desvaloriza a Literatura. Vamos mudar isso! #VerificaLiteratura O Twitter desvaloriza a Literatura. Vamos mudar isso! #VerificaLiteratura Reviewed by Alana Camp. on julho 16, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.