Halloween x Dia do Saci

By Thaw - novembro 04, 2021

No último dia 31 eu tinha toda intenção de ver apenas fantasias legais, posts sobre gostosuras com a temática de Halloween, além de ler microcontos de terror. E então, enquanto rolava o feed do Instagram, me deparei com essa imagem (na qual, obviamente, fiz questão de não deixar o dono da postagem):


O post vinha acompanhado de, entre outras coisas, a frase "E vamo de folclore BR né". Preferi não me manifestar no post, passei para o próximo sem dar curtir na postagem. Mas fiquei com isso na cabeça e resolvi vir aqui conversar. Muy bien.

Fora do Brasil, em países como Estados Unidos, e Canadá, o Halloween é um evento. As famílias compram decoração, mamães e papais ansiosos compram doces para serem distribuídos, as crianças quicam de empolgação frente à fantasia do ano. E então, à noite, as crianças andam pela vizinhança batendo nas portas e soltando a célebre frase "trick or treat?", desejando um gostoso "happy Halloween" após ganharem suas guloseimas. Já no Brasil, a história é outra. 

Algumas pessoas gostam da temática, da ideia, e fazem festas à fantasia usando o Halloween como tema, escolas de idiomas aproveitam a data para fazer a boa e velha imersão cultural, a TV aproveita para mostrar pela milésima vez aquele filme de terror, e as livrarias já botam em promoção seus mais assustadores títulos. 

Existe no imaginário de algumas pessoas a ideia de que gostar de algo estrangeiro automaticamente implica em não gostar de algo nacional. Então resolveram, através de um projeto de lei, em 2013, que o dia do Halloween no Brasil seria o Dia do Saci (o que já era lei estadual em São Paulo desde 2004). 

Para mim, isso é besteira. 

Primeiro: nós temos um dia do folclore. É dia 22 de agosto. Não faz parte da nossa cultura nos fantasiarmos de figuras do nosso folclore, como sugere a imagem acima. Nas escolas, ouvimos lendas, fazemos desenhos e apresentações. Contudo, fora do âmbito escolar, não há muitas coisas relacionadas ao folclore para ser comemorado. Seria legal se esse dia fosse diferente, se houvessem outras atividades mais divertidas? Seria, mas não tem. E não é porque decidiram chamar o dia do Halloween de Dia do Saci que vai passar a ter.

Outra coisa: a instituição do Dia do Saci se propõe como uma valorização da cultura nacional, mas o que é que temos de realmente nacional? Até onde consigo me lembrar, só a festa junina é genuinamente brasileira. De carnaval à natal, temos festas, feriados e eventos que sequer são de origem nacional, mas talvez por não se tratarem de feriados de origem pagã não incomodem tanto. 

Enquanto se discute esse "orgulho nacional", que te obriga a ter que escolher não gostar de alguma coisa por não ser brasileira, estamos com recorde de desemprego, inflação lá em cima, pessoas passando fome. O Brasil está passando por muitos problemas realmente relevantes, e sinceramente, a sua fantasia de Halloween está muito longe de ser um deles.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários