Qual a origem da Força do Saitama?


Ninguém imaginaria que um careca desempregado e cheio de tédio seria considerado um dos personagens mais poderosos dos animes, pois além de conseguir conquistar o público com sua personalidade e falhas, ele também demonstra uma força praticamente infinita. E isso, meus caros, foi só o início de uma onda de posts, blogs, canais do Youtube, fóruns decidirem que seria muito divertido imaginar Saitama lutando contra qualquer personagem na ficção, desde Goku até o Pica-Pau. De qualquer maneira, se os “poderes” dele ganharam holofote, ninguém sabe ainda como ele os ganhou.
Aparentemente, Saitama conseguiu sua força fazendo um treinamento diário por três anos. Mas é claro que a internet não acreditou na ladainha e muita gente ainda teoriza sobre o segredo da origem da força de Saitama. Resolvi ler algumas e até criar por cima, então vamos lá investigar o que Saitama não quer que você saiba.
Você ainda não assistiu!? Corre e aproveita os 13 episódios de um dos melhores e mais originais animes da atualidade, leia aqui sobre One Punch Man sem spoilers e acelera que a segunda temporada está próxima!
Agora, a chuva de spoilers vai começar, CUIDADO!

  1. Força de Vontade.
Saitama ganhou sua força por querê-la e se esforçado por isso. Há alguns casos de vilões que se transformaram em monstros simplesmente por “querer” ou por amar muito alguma coisa. É aquela coisa de se você morar naquele mundo, pode se transformar num Pokémon monstruoso caso você seja viciada; da mesma forma que o monstro caranguejo virou o que é depois de comer muitos caranguejos. É razoável que Saitama tenha ganhado seu poder por ter sonhado em ser o herói mais forte e ter se esforçado tanto pra isso. E claro, o anime é comédia e sátira, e até faz sentido dentro das regras malucas de OPM.
Mas se for só força de vontade o que trouxe Saitama ao patamar dele, tecnicamente, Genos também deveria atingir a força e invencibilidade dele, pois é isso que o Ciborgue mais quer e se esforça para tal. E não parece que Genos, por mais que deseje, vai conseguir alcançar o seu Mestre. Então a força de vontade não é o único segredo?
  1. Monstros...
Como eu deixei os capítulos acumularem para eu poder voltar à leitura, posso estar falando besteira (me corrijam), mas o mangá propôs que comer algo vindo de um monstro, pode te fazer se transformar em um. Faz sentido, pois Saitama costuma comê-los quando vê a oportunidade, até porque é bem mais barato que o mercado. Ele pode ter se alimentado deles várias vezes e ganhado sua força (e perdido o cabelo). Mas o primeiro monstro que surgiu foi justamente o primeiro que Saitama enfrentou, e não parece que a dieta dele se resumiu a monstros durante o treinamento, até porque ele era bem fraco no início. Quem sabe isso possa ser mais explicado em próximos volumes...  

  1. Deus?
Não, não foi Deus quem deu os poderes a ele, mas e se o próprio Saitama for um Deus?? Ele parece ser humano, sim, mas se ele ultrapassou seu limite e ganhou força imensurável, talvez ele nem seja humano. Apesar de todo mundo dizer que Saitama possui infinita, ele tem sim limites. Ele precisa comer, beber, dormir e necessidades humanas básicas, e nem tem mentalidade divina. A verdade é que o fato dele não parecer um deus é que é legal; você não espera que um zé ninguém possa ser a coisa mais poderosa da Terra ou do universo.   

  1. Memórias falsas.
Uma das coisas legais de se ler fanfic é que muitas delas produzem teorias interessantes. Em uma delas, Genos pensa em algumas teorias do segredo da força de seu Mestre, e Saitama as conta para um adversário. Uma delas era que Saitama se lembrava de seus anos de treinamento de um jeito, mas na verdade eles aconteceram de outro. Como ele ter feito 1000 flexões por dia ao invés de 100, e ter corrido 100 quilômetros por dia, ao invés de 10, mas acabou nem se lembrando disso. É claro que ainda assim é uma piada alguém fazer isso e se tornar um Saitama da vida, mas talvez ele tenha treinado em algum lugar especial. É um anime cômico, então não seria muito maluco imaginá-lo treinando a maior parte do tempo numa dimensão esquisita, e acabou só se recordando de um treinamento comum.


  1. Saitama já nasceu com seu poder.
Se tem uma coisa que ocidentais gostam, é daquela velha história do escolhido. O herói é escolhido para ter tal poder for reasons, o herói tem um poder inimaginável for reasons e talvez Saitama tenha nascido com esse poder todo for reasons. Esses tais heróis escolhidos ganham poderes sem razão aparente, só porque eles são eles. Saitama pode muito bem ter nascido com o princípio de uma força fenomenal mas que só foi exteriorizada nos anos de treinamento. E como a força é parte dele, ele continuou com ela depois de parar o treinamento, pois ela já havia despertado completamente.

  1. Ele é um Herdeiro?
Pode ser uma combinação com a teoria anterior, na qual o Saitama já nasce com seu poder que só é despertado no treinamento; mas aqui sua força foi herdada de seus pais. Os pais dele nunca apareceram e não temos notícias deles, talvez eles sejam tão fortes quanto ele e Saitama simplesmente herdou bons genes. Óbvio, Saitama não parece ter consciência de ter pais poderosos, pois se fosse o caso, ele saberia que ficaria forte demais com o treinamento. Na verdade, se ele tivesse super pais, ele não teria treinado tanto, justamente para não ficar invencível, pis Saitama saberia que isso podia acontecer. Mas vai saber...

  1. Punhos mágicos!??
Li algo bem engraçado que falava que um deus vive nos punhos do Saitama (?) e é por isso que ele sempre vence com um só soco. Okay, muitas vezes o soco mais parece um soco místico do que de força física, pois é espetacular demais. Mesmo assim, não há mágica nenhuma em Saitama (acho eu) e sua mega força é concentrada no corpo inteiro. One Punch Man soa melhor que One Kick Man, apesar de seus chutes terem o mesmo efeito destruidor.

  1. Metalinguagem!
A última teoria de hoje vai sair do universo do mangá/anime. One Punch Man é uma sátira dos animes shounen, e nele temos vários estereótipos desse gênero, que são sempre tidos como piadas, pois os clichês e estereótipos shounen aqui viram chacota ou são simplesmente exagerados para o público se tocar. Temos o herói que quer ficar mais forte, o velho sábio, vilões que fazem discursos (já falei noutro texto sobre isso) etc. Entretanto, Saitama está fora do universo shounen, as leis que regem seu universo não se aplicam ao Saitama pois ele está fora do próprio universo. É como um criador que cria um mundo e não faz parte dele, mas decide visitá-lo, pois não tem nada melhor pra fazer. Nenhuma lei se aplica ao Saitama, os vilões vão ficar cada vez mais poderosos e os perigos ficarão cada vez mais reais à Terra, mas Saitama ainda será superior a tudo isso, pois ele está fora das leis convencionais de seu universo e do universo shounen do qual  seu mundo é “inspirado”.


Apesar de ser legal teorizar, provavelmente nunca saberemos a real origem do poder de Saitama. E todo o mistério e segredo torna tudo ainda mais legal, pois nem mesmo ele sabe. E não faz a menor diferença, pois OPM é extraordinário de qualquer maneira. (mas teorizar ainda é divertido, então quem tiver outras ideias, malucas ou não, pode nos contar!)


Qual a origem da Força do Saitama? Qual a origem da Força do Saitama? Reviewed by Alana Camp. on setembro 13, 2017 Rating: 5

Um comentário:

  1. eu sou daleste cheguei mais to saindo fora vim da uma lida mostra eu achei foda

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.