A dificuldade de escrever um livro em 30 dias | Desafio NaNoWrimo

 



Já falamos um pouco do NaNoWrimo, que é um super projeto global que incentiva pessoas a escrever um livro em 1 mês. Este desafio é muito mais do que terminar um livro perfeito nesse pouco tempo, mas escrever e ter disciplina, pois como dizem, "Feito é melhor do que perfeito" ou "Um plano razoável executado hoje é melhor que um plano perfeito que sempre fica para a semana que vem".

Minha primeira semana no desafio foi, bem, complicada. Como passo um tempo considerável no trânsito, quando chego em casa à noite me sobra pouquíssimo tempo para escrever; então, tenho tentado escrever alguns parágrafos para pelo menos atualizar minha contagem de palavras no site do NaNoWrimo e ganhar selos por dias consecutivos escrevendo.

Minha ideia era criar uma história simples exclusivamente para o desafio, evitando plots complexos ou que demandariam muito desenvolvimento ou pesquisa. O problema é que é muito difícil para mim escrever coisas que eu acabei de criar, é muito melhor escrever personagens e enredos que já estão na minha cabeça por um longo tempo, pois sinto que os conheço mais.

Assim, no último segundo, escolhi uma história que já tinha criado há anos, pois a premissa, personagens centrais e um pouco da estrutura já estavam "prontas" há anos. Sei mais ou menos o que vai acontecer, mas há vários pontos em brancos que receio não fazer ideia do que criar.

A maior dificuldade é pensar muito nas cenas legais e partes interessantes da história que ainda não aconteceram. Certa vez li uma entrevista da Stephanie Meyer chamar esse tipo de cena, as partes mais importantes da história, de "cenas sorvete". São maravilhosas de escrever e de pensar, no entanto, é necessário interligá-las e até chegar nelas, o caminho nem sempre será agradável.

Meu livro inicialmente centra-se em uma história clichê de casa mal-assombrada, mas não do ponto de vista de um morador e sim de uma paranormal contratada para resolver o problema. Esse é o pano de fundo para o desenrolar de uma protagonista cada vez mais perturbada pelas assombrações da casa, principalmente pela obsessão que uma poderosa entidade.

Outro problema são os personagens secundários. Acabo pensando tanto nos protagonistas que esqueço dos outros. Sou uma pessoa que sempre prefere acompanhar histórias que realmente focam em um ou dois personagens principais, por isso tenho dificuldade em séries como Game of Thrones ou Bridgerton, pois me parecem histórias que focam em personagens demais e muitos subplots. Isso influencia minha escrita, então o processo fica ainda mais difícil, pois os secundários podem se tornar nada mais que ferramentas para servir o enredo dos dois protagonistas.

Algo que preciso trabalhar e melhorar, mas ainda é o começo, então tenho tempo. É um processo trabalhoso e que exige disciplina e é justamente isso que o Desafio NaNoWrimo ajuda a desenvolver nos participantes: disciplina.

Certamente depois dos 30 dias, meu livro ainda não estará pronto, provavelmente será maior do que as 50 mil palavras do desafio. No entanto, estou contente por pelo menos ter escrito mais dessa história nessas semanas do que já escrevi nesses anos. Só preciso ter mais disciplina, vencer o cansaço do dia a dia e sentar para escrever; como disse, é trabalhoso, mas possível.


*





A dificuldade de escrever um livro em 30 dias | Desafio NaNoWrimo A dificuldade de escrever um livro em 30 dias | Desafio NaNoWrimo Reviewed by Alana Camp. on novembro 13, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.