Homossexualidade de Dumbledore não será mostrada em Animais Fantásticos 2


Nos últimos tempos, os fãs de JK Rowling não estão muito contentes. Primeiro, a publicação polêmica de Harry Potter, a Criança Amaldiçoada, acusada de queerbaiting (*insinuar uma história de amor homoerótica, sem a coragem de torná-la explícita) Problemas com o canon; depois, a permanência de Johnny Deep no elenco de Animais Fantásticos e Onde Habitam, recebida com ódio por conta das alegações de violência doméstica contra o ator. Agora, a polêmica da vez é que Dumbledore não será gay no novo filme de Animais Fantásticos, mesmo que no passado, sua orientação tenha ficado clara por entrevistas e promessas de JK Rowling em mostrar isso na nova saga de filmes. Em 2016, ela diz sobre o relacionamento entre o jovem Dumbledore e seu amigo inimigo Grindewald:


"Bem, eu não posso contar tudo o que eu gostaria de dizer, pois obviamente isso será uma história em cinco filmes, então há muito o que se desenrolar nesse relacionamento".


No entanto, conforme conta o diretor David Yates, não será no próximo filme que estreia em novembro de 2018 que essa história vai ser contada. Ao ser perguntado se a homossexualidade do bruxo seria citada,Yates esclarece:


“Não de maneira explícita. Mas todos os fãs sabem disso. Ele teve um relacionamento muito intenso com Grindelwald quando era jovem. Eles se apaixonaram pelas ideias e pela ideologia um do outro e se apaixonaram um pelo outro."


O que podemos pensar quanto a isso? Em sua juventude, Dumbledore se apaixonou por Grindewald, com que teve uma relação íntima, paixão que foi o principal drama em seu caminho em lutar contra a tirania de Grindewald, um dos mais bruxos terríveis de sua época. Pela sinopse da trama, pode-se presumir que será mais difícil esconder a relação dos dois no enredo que explicitá-la na tela.

A entrevista causou fúria nos fãs que logo (alguns) a atacaram no Twitter. Em defesa de JK Rowling, a saga de Animais Fantásticos será composta por cinco filmes, quantidade suficiente para que o relacionamento entre Dumbledore e Grindewald se desenvolva nas telas. E é preciso dizer que não é de maneira rápida que a relação entre um homem como Dumbledore e o agora bruxo das Artes das Trevas Grindewald irá se desenrolar.

Apesar disso, Rowling nunca foi uma autora que deu muita importância à comunidade lgbt dentro de sua obra, todos os personagens (que segundo contagens, podem ir de 160 a 800) devidamente heterossexuais. Não todos, Dumbledore, o único personagem gay, mas foi um dos poucos cuja vida romântica nunca foi citada. Entretanto, uma coisa é certa: atacar a autora por um filme que ninguém assistiu ainda é desonesto, pois não se sabe os planos futuros para a saga. A indignação pela inexistência de personagens não héteros desde 1996 é completamente compreendida, mas isso pode mudar nesta saga, mesmo passados mais de vinte anos. Caso contrário, é melhor parar de esperar por representação queer vindo de JK Rowling.



Fontes:
Imagem retirada de: <https://goo.gl/L2FNH6>.
EM. <http://ew.com/movies/2018/01/31/fantastic-beasts-dumbledore-gay/>.
Sobre Sagas. <http://sobresagas.com/homossexualidade-de-dumbledore-sera-ocultada-em-animais-fantasticos-os-crimes-de-grindelwald>.
Vanity Fair. <https://www.vanityfair.com/hollywood/2018/01/dumbledore-fantastic-beasts-explicitly-gay>.
Pink News. <http://www.pinknews.co.uk/2018/01/31/harry-potter-fantastic-beasts-dumbledore-not-gay-straightwashing/>.
Homossexualidade de Dumbledore não será mostrada em Animais Fantásticos 2 Homossexualidade de Dumbledore não será mostrada em Animais Fantásticos 2 Reviewed by Alana Camp. on fevereiro 03, 2018 Rating: 5

2 comentários:

  1. É estranho não falar de diversidade em uma época onde tem tantas coisas em pauta. Muitas pessoas não entendem o fato de eu adorar a saga pelo fato de eu ser gay e negro, afinal os personagens principais não me representam. Mas o gosto pela história e principalmente pelo universo é íntimo e sem explicação. É apenas gosto. Seria muito revolucionário ter um personagem importante desses sendo gay, mas só sendo gay pra entender essa questão. É complicado vermos gays na maioria dos casos sendo representados em apenas dramas sociais. Isso cansa.Por enquanto no universo da fantasia essa realidade é ainda distante.

    É uma pena, mas é o que acontece.

    Excelente colocação


    Beto


    www.blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JK sempre se posicionará a favor da diversidade, vide tantos tweets em defesa disso, mas colocar a diversidade, as pessoas como elas são, em suas obras, acho que infelizmente não vai acontecer. Bem, pelo menos agora será mais difícil para ela se colocar como o rosto da diversidade por personagens marginalizados que ela não escreveu.

      Abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.