Todas as árvores deveriam viver o outono?


O outono é lindo. E eu só percebi isso quando comecei a morar em um lugar em que as estações do ano são bem definidas. Caminhando sem rumo, notei como as coisas mudam. As árvores pintam-se de laranja, amarelo, vermelho. Algumas, mais ousadas, despem-se totalmente de suas folhas. O clima é ameno - nem muito frio, nem muito quente. E uma chuva ou outra dá um oi de vez em quando. 

É um espetáculo.

Pra mim, brasileira, acostumada com pouca mudança durante as diferentes estações do ano, foi quase mágico ver a natureza se transformar tão lindamente. Lembro-me de que quando notei a primeira folha amarelando em uma árvore aqui na rua, segurei a folha e pensei "Todas as árvores deveriam viver o outono!". Eu estava maravilhada demais para refletir mais sobre o assunto. 

Mas então, ainda caminhando e ainda observando o quanto a natureza parecia bonita, lembre-me das minhas aulas de geografia. Lembrei-me dos diferentes biomas e de como a flora de cada lugar era diferente devido ao clima. Lembrei-me da jabuticabeira no quintal da minha casa, lá no Brasil e de ter ouvido vagamente algo sobre seu tronco ser adaptado para locais mais secos. Comecei a imaginar a pobrezinha aqui, tremendo no frio e no vento, vendo suas flores e jabuticabas indo embora, até finalmente morrer.

Todas as árvores deveriam viver o outono? Não, eu estava errada. As árvores têm raízes porque estão exatamente onde deveriam estar. Não acho que a sequoia inveja o cacto e nem a macieira inveja o bambu. Elas são o que são e sabem disso. Árvores não querem ser mais do que isso e talvez por isso vivam tanto tempo.

Às vezes nós vemos o quanto o outono faz a outra pessoa mais bonita e pensamos que ele vai ser bom para nós também. Mas talvez nós sejamos uma floresta perene querendo sentir a neve. 

O outono é bonito, mas não é para todos. Algumas pessoas são mais primavera; outras, mais inverno. Eu sou mais verão. E você?
Todas as árvores deveriam viver o outono? Todas as árvores deveriam viver o outono? Reviewed by Thaw on novembro 06, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.