4 lendas indígenas para você ler agora!

3 contos indígenas para mostrar outra visão de mundo às crianças
Nova Escola

Comentei nesse post sobre a literatura indígena. A cultura indígena é muito rica e cheia de nuances que muitas vezes desconhecemos, pois na escola geralmente só aprendemos sobre as literaturas portuguesa e brasileira (da qual, aparentemente, a indígena não faz parte). 

Os indígenas, assim como todas as civilizações criaram histórias para explicar os fenômenos naturais e outras coisas que não conseguiam entender com os conhecimentos que tinham na época. Assim, de forma lúdica, foram surgindo lendas e histórias que explicavam várias coisas do mundo que os rodeava. 

Dia 19 foi dia do índio, então resolvi reunir algumas lendas muito interessante para que você conheça!


Benefícios e efeitos colaterais do guaraná | Cura na Natureza ...
Portal do Holanda

Quem nunca viu uma imagem da planta guaraná e ficou impressionado pelo fato de parecerem olhos humanos? Aqui nessa lenda, vamos ver por que é assim!


Vitória-Régia: a lenda da Vitória-Régia no folclore brasileiro ...
Toda Matéria

Ao lado da lenda da mandioca, é uma das minhas favoritas! 


A lenda do Tucumã - YouTube
Youtube

Dia e noite são fenômenos que intrigaram grandes pensadores da história. Hoje sabemos que isso acontece devido ao movimento de rotação da Terra e nessa história, vamos ver a versão dos primeiros habitantes do Brasil.


Mandioca nascendo no local onde Mani foi enterrada
Toda matéria

Eu acho essa história muito bonitinha! Ela tem um tom trágico que eu adoro para explicar de onde vem essa raiz que muitos adoram comer!

Essas são as minhas indicações! Se você conhece mais alguma lenda indígena que gostaria de dividir conosco, deixe nos comentários! Bye!
4 lendas indígenas para você ler agora! 4 lendas indígenas para você ler agora! Reviewed by Thaw on abril 26, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.