Como manter a sanidade durante a pandemia

Sbie

Estamos vivendo o que provavelmente será a maior pandemia da nossa geração. No futuro, vamos estudar sobre ela como estudamos sobre a gripe espanhola. E a verdade é a situação toda dá muito mais medo do que os livros de história deixarão transparecer. 

As pessoas estão surtando. Várias pessoas do meu convívio próximo tiveram crises de ansiedade desencadeadas pelo "corona vírus"* e pela quarentena. As pessoas estão incertas sobre o futuro, sobre seus empregos, sobre se amanhã vai ter comida na mesa ou na prateleira do supermercado. Não sabemos como vai ficar o preço das coisas, não sabemos se teremos dinheiro para pagar por elas. E principalmente, não sabemos quem são as pessoas que essa doença vai ceifar de nossas vidas.

Fora isso, também estamos sendo bombardeados com sites de cursos online, livros para ler, atividades físicas para fazer em casa... no fundo, um monte de coisas que sentimos uma certa pressão para fazer. É como se, além de sobreviver ao corona vírus, você também tivesse que ser super produtivo. Mas nós não somos máquinas. Somos pessoas, e pessoas assustadas, diga-se de passagem.

Se você realmente quer fazer algum curso, sempre quis aprender mais sobre algum tópico específico, talvez escolher algum curso possa ser realmente útil para você. Porém, lembre-se de se comprometer apenas com atividades significativas para você. Qual é o sentido de eu fazer um curso de marketing digital, se eu gosto mesmo é de cozinhar? Por que eu deveria ler um livro x, se o que eu queria mesmo era me dedicar mais para aquele idioma que estou tentando aprender? Aliás, por que estudar um novo idioma, se o que gosto mesmo é de viver a minha espiritualidade? 

Viu só? Existem infinitas possibilidades, e algo importante e significativo para os outros não necessariamente tem que ter o mesmo peso na sua vida - e vice-versa!

Sente-se e planeje uma rotina agradável para você. Vou enumerar algumas sugestões que podem deixar o seu dia mais leve e agradável, mas use isso como um guia e não como uma lista rígida de coisas que você TEM que seguir. O objetivo aqui é ficar bem, combinado?

1. Afaste-se das redes sociais. Limite seu tempo de uso das redes sociais ou, se puder, fique totalmente longe delas. Você vai ser bombardeada por discursos ideológicos, pessoas falando coisas que podem te magoar para valer, informações catastróficas sobre a evolução do vírus, vai ver publicação de gente morrendo... é too much, né? Se quiser se manter informada, que tal conversar com uma amiga ou familiar que possa te passar alguma informação do seu interesse de uma forma atenuada que só o amor é capaz? Ei, o mesmo vale para noticiários em geral!

2. Medite. Mesmo que você nunca tenha meditado ou não saiba muito sobre o assunto, joga no Youtube "meditação guiada 5 minutos" e você vai ver vídeos como esse. A meditação tem o poder de acalmar a mente. Com a mente calma, conseguimos pensar melhor sobre tudo que estamos passando. Se vamos passar por um momento difícil por que não passar por ele com a maior leveza possível? E se você tem efetivamente uma religião, por que não aproveitar essa calma gerada pela meditação para acender uma vela e orar para aquilo em que acredita? Cuidar da alma é importante também, nénom? 

3. Coloque uma playlist de músicas calmas. Se você não é uma pessoa que curte ficar em casa, essa quarentena pode estar sendo uma verdadeira provação. Criar estratégias para melhorar esse tempo é o melhor que pode fazer. Se você procurar por música relaxante no Youtube, pode encontrar vídeos de até 4 horas de duração! A música tem um alto poder de influenciar o nosso humor e por que não usar isso a nosso favor? 

4. Beba água e coma bem. Ficar em casa, ansiosa, ociosa, pode nos deixar entediadas. E aí o que a gente faz? Caça coisa pra comer, é claro. Entretanto, estamos passando por um problema de saúde, então não podemos viver só de bombons deliciosos Caribe da Garoto - o quê? Eles são perfeitos! - Precisamos de equilíbrio e de cuidar do nosso corpo de dentro para fora. Muitos alimentos dão uma reforçada no nosso sistema imunológico, e abusar desses alimentos vai nos trazer muitos benefícios. Laranja, abacaxi, gelatina, acerola, carnes, cebola, chás... o que não nos falta é opção. E, é claro, beba água. Um corpo hidratado é bem mais forte do que um que não consome a quantidade de água mínima necessária.

5. Crie uma rotina. Sabe quando você acorda, vai trabalhar, chega em casa, limpa a casa, prepara a janta, vê um filme, dorme, acorda, vai trabalhar...? Isso está inserido em uma rotina. Geralmente seguimos rotinas que nos são impostas, como as de trabalho ou as de estudo. Mas nós temos capacidade de criar rotinas, e se você começar a seguir, logo os seus dias vão passar tão rápido que você nem vai se dar conta.

Espero que essas dicas possam te ajudar de alguma forma e que ao fim de alguns dias estejamos todos bem e seguindo nossa vida o mais próximo da normalidade possível. Bye!

*Coloquei entre aspas, porque não se trata da doença em si e sim da histeria causada pelo excesso de informações e pelas incertezas em decorrência do corona. 
Como manter a sanidade durante a pandemia Como manter a sanidade durante a pandemia Reviewed by Thaw on abril 04, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.