3 dicas para se tornar um leitor

Casa de cultura hip hop de Piracicaba

A importância da leitura é muito conhecida por todos, até por aqueles que batem no peito orgulhosos para dizer que não gosta de ler. A leitura é necessária para interpretar bem textos e isso te ajuda de várias formas. Desde tirar uma boa nota na prova, até pensar duas vezes antes de assinar aquele contrato que obviamente tem clausuras abusivas. A interpretação de texto te ajuda a entender não apenas o que foi dito, mas também as ideias que ficaram subentendidas. 
Para muitas pessoas, o hábito da leitura é algo extremamente difícil de construir. Sabe por quê? Porque é difícil. Não, não ler. Construir um hábito é difícil. Para construir um hábito, você sempre precisará se obrigar a fazer algo que realmente não quer até que fazer aquilo se torne automático. Nosso cérebro transforma tudo que fazemos com frequência em hábitos e quando um hábito está estabelecido, você gasta menos energia fazendo as sinapses que aquela tarefa te demanda. Assim sendo, quando você não é acostumado a ler e tenta começar, isso pode ser um tanto difícil e quase um sofrimento. Porém, quando o hábito estiver estabelecido, pegar o livro e começar será tão automático quanto lavar as mãos após usar o banheiro.

1. Descubra que gênero você gosta

Mesmo que você não leia, você consome histórias de outras formas. Seja através de filmes, seja através de séries, documentários... tem um tipo específico de história que você procura mais. Pode ser ação, romance, fantasia, biografias... as possibilidades são infinitas. Pegue um pedaço de papel ou seu celular e comece a escrever nome de histórias que você gosta de ver. Se pelo título você não conseguir descobrir o gênero, dê uma pesquisada. Você pode acabar descobrindo que o seu filme favorito veio de um livro, e além disso, pode encontrar outros títulos do mesmo gênero. 

2. Consiga esses livros

Esse post aqui fala sobre como conseguir livros em tempos de crise. Fora as formas propostas naquele post, você pode também baixar livros na internet. Nesses tempos de quarentenas, vários sites estão disponibilizando e-books gratuitos. Existem também sites onde você pode baixar esses livros de graça o ano todo, como o site Domínio Público.

3. Leia em pequenas doses

Escolha uma forma suave de começar a ler. Você pode optar por tempo ou quantidade. Por exemplo, você pode optar por ler todo dia durante 10 minutos, ou então ler 20 páginas, ou ainda 1 capítulo por dia. Quando você quebra a tarefa de ler um livro em tarefas menores e mais palpáveis como essas propostas, ao final do dia, você vai ter um sentimento de missão cumprida. 

Minha amiga Ana tem um vídeo bem legal no qual ela conta alguns dos hábitos de leitura dela. Vou deixar o vídeo aqui, porque talvez possa te ajudar. Só gostaria de deixar ressaltado que ela é uma pessoa que gosta de fazer várias leituras ao mesmo tempo, mas que você não precisa obrigatoriamente fazer isso. Eu mesma não consigo fazer, porque se eu tentar, eu misturo todas as histórias na minha cabeça XD


E é isso. Com esses 3 passos simples, em pouco tempo você vai começar a ler e depois disso, quando se sentir muito confortável lendo, você pode ir se aventurando em outros gêneros. Aliás, isso será um processo natural.

E você, tem outras dicas para leitores iniciantes? Deixe aqui nos comentários!


3 dicas para se tornar um leitor 3 dicas para se tornar um leitor Reviewed by Thaw on abril 08, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.