Escreva ou Morra: o programa que te obriga a escrever



A sensação de terminar um livro é conhecida por uma parcela ínfima na população, pequena até mesmo dentre gente que gosta de escrever. É muito fácil sonhar em publicar um livro, difícil é escrevê-lo. Pensando nisso, Jeff Printy criou um software para ajudar as pessoas a vencerem esse objetivo, ou nesse caso, obrigá-las. O nome é apropriado: Write or Die (Escreva ou Morra).

O software tem uma ideia simples: você precisa escrever determinado número de palavras por um determinado período de tempo e se não conseguir, tudo o que você escreveu será deletado. Se estiver tendo dificuldade com a tarefa, avisos vão aparecer em forma de tela vermelha e palavras apagadas, quanto mais segundos sem escrever, mais palavras serão deletadas. É escrever ou perder tudo.

O interessante é que David Nicholls, o autor de Um Dia, publicado aqui no Brasil pela Intrínseca, realmente utilizou o software para escrever uma obra. Sobre a experiência, ele diz:

Eu produzi uma pilha de páginas e vi que era muito ruim. Era como se eu estivesse escrevendo com uma arma apontada pra minha cabeça.

Se isso te desencoraja, meses depois do primeiro rascunho, Nicholls reescreveu esse primeiro rascunho que depois, se tornou uma das obras selecionadas para o Booker Prize. De qualquer forma, se Write or Die for fora de sua alçada, há sempre o NaNoWriMo para te forçar a escrever e de um jeito menos traumático. 

Bem, um pouquinho menos traumático.



Fonte: The Guardian.




Escreva ou Morra: o programa que te obriga a escrever Escreva ou Morra: o programa que te obriga a escrever Reviewed by Alana Camp. on abril 11, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.