A lição mais importante de "Essencialismo"

 

Linkedin


Título: Essencialismo
Autor: Greg McKeown
Páginas: 258
Editora: Sextante

Resumo: Nesse livro, o autor traz reflexões sobre como simplificar a vida e de como entender o que é realmente essencial otimiza nosso tempo, além de nos aproximar do que realmente nos faz feliz. 

Sério, esse foi um dos resumos mais sucintos que fiz na vida. Mas vamos ao livro. Eu já tinha começado a ler esse livro antes, numa loucura minha de tentar ler dois livros ao mesmo tempo. Na época, eu estava lendo no Lev e queria tanto marcar coisas que o fato de ser um ebook me incomodava. Então eu simplesmente abandonei a leitura e disse para mim mesma que um dia compraria o livro e marcaria tudo que achasse pertinente. Corta para 50 anos depois e tcharãm: livro lido e aprovadíssimo!

Esse livro fala sobre como às vezes nos sentimos sobrecarregados de funções e informações, sentimos que poderíamos estar fazendo melhor as coisas, e como se nosso tempo estivesse sendo "roubado" por terceiros e por tarefas secundárias. E o pior é que ao analisarmos friamente a situação na qual nos encontramos, percebemos que fomos colocados ali por nós mesmos. 

O livro, apesar de não muito longo, traz várias lições importantes. Eu falei, por exemplo, da inspiração em escrever um diário que este livro me trouxe. Porém, para o post de hoje, não irei esmiuçar cada pequena e importante lição. Vou focar em apenas uma: descubra o que é essencial para você.

Não adianta assistir playlist de como as outras pessoas fazem as coisas delas funcionarem, de como ter um guarda-roupa funcional, de como conseguir fazer N coisas. Existem muito poucas coisas que realmente importam. E enquanto você não descobrir o que é importante para você, outras pessoas vão usar o seu tempo e a sua boa vontade para fazer o que é importante para elas. 

Aqui, não se trata de ser egoísta, mas de entender seus limites e não permitir que ele seja ultrapassado. Se é muito importante para você ler 1 livro por mês priorize isso em detrimento de atividades que você faz porque todo mundo faz ou porque alguém quer que você faça. 

A mágica do essencialismo está em conhecer a si mesmo, seus valores e o que faz sentido na sua vida e usar essa informação a seu favor.

Então, da próxima vez que tentarem te empurrar aquela tarefa chata que não é sua obrigação, ou tentarem usurpar cada segundo do seu tempo livre, antes de responder lembre-se do que é essencial para você.

A lição mais importante de "Essencialismo" A lição mais importante de "Essencialismo" Reviewed by Thaw on agosto 11, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.