5 motivos para participar de um clube de leitura

 

Livros e fuxicos


Muitos leitores iniciam sua paixão pela leitura de forma solitária. São as idas à biblioteca da escola, os livros comprados na internet ou sebo, e ebooks em e-readers que compõe a vida do leitor solitário. Com isso, acabamos lendo sempre nosso gênero de conforto e nos fechando para novas experiências literárias. E uma forma de deixar de ser um leitor solitário é entrar para um clube de leitura, e trouxe aqui 5 bons motivos para fazer isso.

1. Conhecer diferentes interpretações da mesma história

Quando a gente lê sozinho, ao final de cada livro temos nossos próprios pensamentos e reflexões sobre o que aquela história representou para nós. Mas quando você lê em um clube de leitura, no dia do encontro para discutir aquele livro, você vai conhecer diferentes pontos de vistas de uma mesma história, o que pode te dar vislumbres que você não havia percebido sozinho, além de você próprio oferecer seus próprios pensamentos acerca da história.

2. Sair da zona de conforto literária

Como falei no começo do post, temos os nossos gêneros favoritos e tendemos a ler muito disso e não ousar em gêneros diferentes. No clube de leitura, gêneros diferentes são levados e você pode acabar descobrindo um novo gênero favorito.

3. Conhecer pessoas com interesses em comum

Na infância, parece-nos fácil iniciar amizades, mas conforme o tempo vai passando, vai se tornando mais difícil, a ponto de existirem milhares de textos, vídeos na internet e livros ensinando como fazer amigos. E quer jeito melhor do que participando de um clube de leitura? Você vai ter contato com pessoas que gostam de algo que você também gosta: livros. E a partir daí, pode descobrir outros gostos em comum e talvez ganhar um novo amigo.

4. Falar sobre a sua leitura atual

Um desejo que eu tenho sempre depois de terminar um livro é o de falar sobre ele. Mesmo se no fim eu detestar a leitura, fico com o desejo imenso de reclamar ou discutir o livro com alguém que também leu. No clube de leitura, todo mundo vai ter lido o mesmo livro, é a oportunidade perfeita para dividir os sentimentos e reflexões provocados pela história.

5. Socializar

Nós, seres humanos, somos seres sociais. Mesmo as pessoas mais introvertidas precisam socializar com outras pessoas, seja na escola, trabalho, em casa... ninguém é uma ilha perdida no oceano. A oportunidade de estar em um ambiente com pessoas que gostam de algo que a gente gosta oferece uma certa segurança e conforto e nos dá a oportunidade perfeita de usar as nossas habilidades sociais tão enferrujadas devido à pandemia e isolamento.

Existe algum outro ótimo motivo para fazer parte de um clube de leitura? Conta pra mim!


5 motivos para participar de um clube de leitura 5 motivos para participar de um clube de leitura Reviewed by Thaw on agosto 17, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.