5 motivos para começar um diário agora

By Thaw - agosto 03, 2022

 

Spirit Fanfiction

Recentemente li o livro "Essencialismo", de Greg McKeown, e dentre muitas coisas, algo abordado no livro e que me chamou atenção foi sugerir o hábito de escrever diário. Isso é algo que já comecei a fazer em outras fases da vida, mas acabei parando e me desfazendo dos diários, principalmente por preguiça de escrever parágrafos gigantescos sobre o meu dia. A proposta trazida no "Essencialismo" é de resumir seu dia em frases curtas e diretas, de modo a recapitular o dia brevemente. Tenho escrito diário e vim aqui te motivar a fazer o mesmo, e por 5 ótimos motivos:

1. Estimular a memória

Para escrever o diário, você vai ter que se lembrar do que fez durante o dia. É um exercício ótimo para recapitular seu dia e selecionar o que achar importante registrar. Uma regrinha que eu mesma impus para mim foi a de escrever sempre no dia seguinte, o que aumenta o desafio em lembrar o que fiz no dia anterior.

2. Praticar a escrita

Escrevendo o diário notei como escrevo pouco! É sério, digitar no computador ou celular não é o mesmo que escrever no papel. As máquinas sugerem correções e às vezes corrigem automaticamente o que escrevemos, incluem acentos e pontuações e tudo fica lindo. Mas quando você pega uma caneta e começa a escrever, se pega perguntando se aquela palavra tem acento, se é com S ou C, e por aí vai. 

3. Exercitar sua capacidade de síntese

Como eu disse, desanima quando um dia estamos inspiradas e escrevemos um montão, e no outro dia pensamos "ah, vou ter que escrever daquele tanto? Ah não, deixa", e vamos parando de escrever. Com a proposta de resumir o dia, você vai ter que simplificar o que foi feito com frases objetivas, e é bem bacana conseguir escrever em poucas linhas um resumo sucinto do dia que passou.

4. Autoconhecimento

Uma coisa que percebi é que pensar no dia, escolher o que acho que vale a pena anotar e escrever resumidamente, me faz entender melhor como me senti, o que aquilo significou para mim e o que é importante ou não na minha vida. É uma delícia se entender melhor!

5. Compreender a desimportância das coisas

Não sei se já aconteceu com você, mas já me peguei tendo crise de ansiedade por causa de algo e depois que passa a situação, vejo como aquilo não era tão importante quanto parecia na minha cabeça. Quando registro o meu dia, vejo que às vezes algumas coisas me incomodaram ou irritaram, mas nem tive vontade de anotar porque não era importante. A verdade é que poucas coisas são muito importantes e muitas coisas são pouco importantes, mas no calor do momento às vezes não conseguimos distinguir uma coisa da outra.

E aí, ficou com vontade de começar um diário? Tem mais alguma coisa que você acha que é um ótimo motivo para escrever um diário? Vamos trocar figurinhas!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários